Há uma teoria que diz: o homem é o produto do meio. Em outras palavras,seria dizer que o ser humano é influenciado pelo meio no qual vive. Ainda hoje existem opiniões e teorias diversas a cerca desse tema. Tem quem ache que essa dicussão é algo novo ,mas se prestarmos atenção,perceberemos que há muito tempo alguns filósofos já pensavam sobre isso.
Marx , por exemplo, dizia que as condições materiais da vida eram decisivs para a história. Nesse sentido, ele dizia que não eram os pressupostos espirituais numa sociedade que levavam a modificações espirituais, mas sim o contrário: as condições materiais determinavam também as epirituais.
Desde o momento em que o homem entra em contato com o mundo, há uma força coercitiva por parte da sociedade que irá influenciar as atitudes de seus habitantes.
Se a pessoa sobrevive em um meio onde há escassez de alimentos, falta de saneamento básico e uma baixa condição financeira, sem dúvidas, podemos concluir que suas ações serão limitadas por conta de tais fatores.
Há quem rebata, dizendo que cada um possui seus valores e que eles de forma alguma serão modificados. Será mesmo? Os existencialistas dizem que durante a existência, à medida que experimenta-se novas vivências, redefine-se o próprio pensamento adquirindo novos conhecimentos a respeito da própria essência.
Por mais que o ser humano tenha sua essência e valores , não podemos descartar a possibilidade de que o meio possa influenciar em tais princípios. Mesmo que em parte, mas terá influência sim.
"Ponto Cego": O Conceito
Há 4 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário